Com 10 dias de feriado, meu destino na Semana Santa é
ALEMANHA. Tudo bem, que estava na terra da celebração mais bonita nesse periodo, Espanha, mas com tantos dias, não tem como não aproveitar para conhecer outro lugar.
Graças a minha querida
ryanair (
aos poucos vou apresentando-la), e minha busca incessante pelos menores preços, o melhor trajeto encontrado foi Valladolid - Milán(Bergamo) - Frankfurt. O que me deu a oportunidade de uma escala de 24 horas na Itália, ainda mais em
Milão, não é qualquer dia que se têm isso, mas nossa companhia
low-cost é danada para essas coisas (
#adoro).
Milão, localizada no norte do país, é a maior e mais populosa cidade da Itália. Conhecida como a capital do design e da moda, é famosa internacionalmente por sua influência no comércio, indústria, moda, música, literatura, arte e mídia. Ao caminhar por suas ruas e metrôs sentimos o corre-corre dos homens de negócios e as glamurosas mulheres que por ali passam.
Mas, para onde ir em Milão?! Esta é a grande questão quando viajamos, queremos saber cada ponto histórico e turístico da cidade, que vão além dos principais monumentos. Assim, sempre necessitamos de um bom estudo e boas dicas. Em Milão, impossivel não passar no DUOMO, e não se encantar com sua grandiosidade e beleza. Não tomar um café na Galeria Vittorio Emanuele, ou ver a Santa Ceia de Leonardo da Vinci, na Basilica Santa Maria delle Grazie. Porém, a cidade não se resume a estes pontos, e então pontuei abaixo os principais e imperdíveis locais.
-
DUOMO: Catedral gótica, teve suas construções datada no ano de 1386, e finalizada apenas em 1813. O interior é dividio por cinco naves, e conta com esculturas maravilhosas sobre os portais de bronze do século XVIII.
Horário de visita: 10h às 18h. Entrada gratuita. -
Piazza del Duomo: Praça que compreende o Duomo e a Galleria Vittorio Emanuele.
Dica: Na primavera ou verão, sentar-se na escadaria do Duomo durante a tarde, comprar um bom sorvete italiano e admirar o lugar e o movimento. É Maravilhoso!
- Galleria Vittorio Emanuele: O centro comercial mais chique de Milão, um exemplo da arquietura neoclássica, famoso por seu teto de vidro. Lá encontramos as maiores grifes, bons restaurantes e cafés. O termo Galleria foi inspiração para as demais galerias comerciais e shopping centers de hoje.
Curiosidade: No centro do piso há um mosaico que representa um touro que se tornou um símbolo da sorte para quem pisar sobre ele.
- Basilica Santa Maria delle Grazie: Igreja e convento dominicano, incluído na lista do Património Mundial da UNESCO. A igreja contém a obra
Última Ceia de Leonardo da Vinci, que se encontra no refeitório do convento.
- Teatro Alla Escala: Uma das mais famosas casas de ópera do mundo.
Dica: Para quem tem interesse em conhecer mais o teatro, saber da sua programação, ou comprar ingressos online, segue o endereço do site:
www.teatroallascala.orgAlém de se informar dos trajes adequados para cada espetáculo.
- Palácio e Pinacoteca Brera: Coleção de arte, que possui as principais obras da arte italiana.
- Castello Sforzesco Fontana: Construido no século XIV, é o Castelo com a melhor estrutura original preservada. Entre os séculos XVI e XVII foi uma grande operação militar das cidadelas da Europa, e, hoje, é lugar de importantes instituições culturais e destino turístico.
- Navigli: Animada zona caracterizada por oficinas pitorescas, inúmeras casas noturnas, restaurantes e os canais projetados por Leonardo da Vinci.
- Via Monte Napoleone: Rua elegante e cara, famosa por sua moda e lojas de jóias. É a rua mais importante da Moda de Milão, distrito conhecido como o
Quadrilatero della Moda, onde muitos estilistas conhecidos têm suas boutiques de luxo e lojas de designers italianos de todas as marcas famosas do mundo. Os sapateiros mais exclusivas boutiques italianas afirmam nesta rua.
- Arco Della Pace: Inaugurado em 1859 devido ao retorno triunfal de Vittorio Emanuele II e Napoleão após a vitoriosa batalha de Magenta, durante a Segunda Guerra de Independência Italiana contra a Áustria.
- Giardini de Porta Venezia: O primeiro parque projetado especificamente para o entretenimento coletivo. Localizado próximo da Porta Vanezia, os jardins públicos foram nomeados para o jornalista Indro Montanelli.
- Parco Sempione: Mais um parque da cidade de Milão, abrange uma área verde de 386.000 metros quadrados, ideal para um piquenique e crianças.
-Lago Di Como: O terceiro maior lago da Itália, e um dos mais profundos da Europa, localiza-se entre os Alpes e o vale do rio Pó, perto da divisa com a Suíça. Está à 40 minutos de Milão, para os que possuem mais tempo, vale a pena fazer um tour até lá e ter uma das visões mais lindas. É Cercado por seis cidades: Colico, Como, Lecco, Bellagio, Menaggio e Varenna. As três últimas estão situadas na intersecção dos três ramos do lago e podem ser facilmente acessadas através de barcos e balsas.