quarta-feira, 8 de junho de 2011

Últimos dias da acampada 15-M

Após 25 dias acampados na Puerta del Sol, o centro da manifestação Democracia Real Já terá seu fim no próximo domingo, 12 de junho.
A assembléia foi realizada nesta terça-feira (07), numa estrutura montada na praça para todos os indignados.
A contradição para a retirada foi grande, o que fez com que a decisão chegasse a um consenso depois de muitas horas na madrugada de ontem.

As 17 comissões já reclamavam do cansaço, degradação do espaço e questões de segurança. Afirmaram que a manifestação é uma ferramenta e não o fim, e que a permanência do acampamento pode levar o movimento à um retrocesso.

A minoria oponente, por sua vez, acredita que o acampamento do Sol é um símbolo mundial e que o objetivo de deixar livre os manifestantes presos em Madrid e em Barcelona não foi alcançado. Eles pretendem permanecer com o acampamento, mas ainda estão a discutir de que maneira seguirão, veja as três medidas em discussão:

- Seguir na praça;
- Celebrar um acampamento simbólico uma vez ao mês;
- Transformar em um acampamento itinerante, instalando-se cada semana em uma praça da capital;






Com respeito àqueles que querem permanecer no Sol, o acampamento só levantará as barracas no próximo domingo. De acordo com o líder dos indignados será um dia de grande festa reivindicativa.

É o fim do acamapamento, mas o trabalho segue. O plano do movimento no momento é dar continuidade as assembléias de bairro que já são realizadas há semanas. E manter o posto de informações na Puerta del Sol para quem quiser ajudar ou se unir ao movimento.





O MOVIMENTO

O Democracia Real Já ou 15-M, maneira ao qual foi nomeado devido o primeiro dia do protesto (15 de maio), deu início apenas como uma reivindicação na rua, a partir da repreensão de 24 jovens em Madrid foi decidida a permanência na praça.
O movimento foi formado por manifestantes espanhóis, que não possuem vinculo nenhum com partido político e em sua maioria é jovem, através das redes sociais: facebook, twitter e tuenti.
Os protestos são contra as medidas de austeridade adotadas pelo governo para diminuir o déficit public, e por uma DEMOCRACIA justa no país.

Em uma semana o 15-M ganhou o mundo. Hoje são mais de 800 acampadas espalhadas por todos os continentes!


Bem, durante todos esses dias pude acompanhar a movimentação em Valladolid.
Mas também tive o prazer de estar na Puerta del Sol no 22-M, dia eleitoral espanhol.
Conferi tudo de perto.

Seguem aí algumas fotos!

La lucha esta en la calle

Barraca da Refeição


Ação


Ação



"No nos representan"

Biblioteca


El espacio de la Mentira - lectura de periodicos




Marcenaria





Acampamento na porta do metrô


Acampamento


Meus tios também marcaram presença!


Puerta del Sol

Como no sabían que era imposible, lo hicieron!




Nenhum comentário:

Postar um comentário